Destaque

SEMANA DA ENFERMAGEM

Semana da Enfermagem de 12 a 20 de maio

Iniciamos a Semana da Enfermagem, a partir do dia 12 de maio, parabenizando os profissionais pelo Dia Internacional do Enfermeiro. As comemorações seguem até o dia 20 desse mês, data em que é celebrado o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem. Começamos uma jornada de reflexão sobre o exercício desses trabalhadores.

Uma profissão essencial para os momentos de maior dificuldade na vida de cada um de nós e são esses profissionais que estão para nos ajudar. Muitas vezes também nos momentos de alegria, sobretudo, quando a vida vence a morte.

Vivemos um momento de crise política e social no país, onde os nossos direitos são trocados por interesses pessoais, mas não abrimos mão de nosso compromisso com vida de nosso povo. Em Pernambuco, nossos baixos salários, é considerado um dos piores do Nordeste e possuímos péssimas condições de trabalho, tanto no setor público quanto no privado.

Nós, auxiliares e técnicos de Enfermagem temos importância fundamental no cuidado das pessoas. Para reforçar a nossa luta, o dia 20 de maio será uma data especial. Neste ano, o SATENPE apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) duas sugestões de lei em favor de nossa profissão, referentes ao piso salarial, carga horária para 30h semanais e aposentadoria especial.

Solicitamos à Alepe uma audiência pública onde esperamos contar com a participação do conjunto da categoria. Assumimos o compromisso de informar o dia e o horário da audiência. Esse momento exige de cada um de nós muita determinação, resiliência e unidade política para vencermos tamanha desvalorização.

Nós que fazemos a direção do SATENPE, desde 2018, criamos uma nova forma de fazer gestão. De fazer acontecer. Representar a nossa base é nossa obrigação. Devemos transformar esse dever em compromisso coletivo. Não descansaremos um minuto até que os auxiliares e técnicos de Enfermagem alcancem o devido reconhecimento.

Parabenizamos aos profissionais de enfermagem pelo seu dia!

Vamos à Luta,

 Francis Herbert

Presidente do SATENPE

voltar