Destaque

SATENPE avança nas negociações com o Governo de Pernambuco

Nesta quarta (20), a diretoria do Sindicato e mais uma comissão de servidores públicos estaduais debateram pauta de reivindicações referente à enfermagem de nível médio com o representante do governo estadual, o secretário de Saúde, Dr. André Longo

O SATENPE reforça a defesa dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem junto ao Governo de Pernambuco. Nesta quarta-feira (20/11), a diretoria do sindicato acompanhada de uma comissão de servidores participou de uma reunião com o secretário Estadual de Saúde (SES), Dr. André Longo. Durante o encontro, o presidente da entidade, Francis Herbert, apresentou a pauta de reivindicações das condições de trabalho dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem vinculados à SES e uma retrospectiva dos últimos 10 anos em que a categoria vem passando com inúmeras perdas.

Na ocasião, foi explanada a pauta econômica com os seguintes itens: isonomia, salarial, adicional noturno, insalubridade, quinquênio e atualização do PCCV. Esse momento foi fruto de uma audiência pública que aconteceu no último dia 13 desse mês sobre a situação desses trabalhadores, promovida pela Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco, presidida pelo mandato coletivo Juntas.

Entre outros itens, o presidente Francis tratou também sobre o fim dos contratos da OSs e destacou a necessidade do fim do 11º plantão na rede de saúde estadual (SES), tendo em vista que a medida é ilegal. Na ocasião, o vice-presidente do SATENPE, Gilberto Flávio, cobrou ainda uma posição do governo em relação a insalubridade dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem.

O secretário de saúde André Longo fez uma breve apresentação sobre a situação financeira da pasta, considerando o cenário político e econômico que o país vem atravessando. Reconheceu que os profissionais precisam de um olhar diferenciado mesmo ciente do que é hoje o salário-base dos Técnicos em Enfermagem. O gestor, que reconheceu o SATENPE como entidade representativa desses trabalhadores e na oportunidade sugeriu a continuidade desse diálogo. Ele afirmou ainda que uma nova reunião foi marcada com a assessoria técnica da SES para o próximo dia 3 de dezembro.

voltar