Quem Somos

O Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco é uma instituição com uma história importante e que desenvolve papel fundamental em defesa das trabalhadoras  e dos trabalhadores Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no âmbito do estado de Pernambuco. A entidade surgiu com a proposta de resgatar a dignidade e promover a defesa desses profissionais. Desde o ano de 1999, quando a ideia foi lançada pelo grupo de lutas composto por dezoito trabalhadores e trabalhadoras de Enfermagem ( Auxiliares e Técnicos) os quais deram origem a primeira diretoria da entidade. Nesse momento a proposta estava dentro da legalidade e a assessoria jurídica do escritório Valéria Scavuzzi conduziu todo o processo com muito competência e seriedade, levando o sindicato específico a se inserir na comunidade da Enfermagem com bastante aceitação.

Continuamos a nossa luta e a partir do ano 2000 e em 2001, conseguimos materialiazar a fundação do sindicato Específico. Dai então de então, começamos a enfrentar um processo de resistência por parte do Sindicato  Genérico que fazia as negociacões com o SINDHOSP e com os patrões na época. A luta por um sindicato independente nunca cessou. Durante oito anos continuamos com o nosso objetivo e em muitos município já faziamos a representação da categoria, mesmo sem a Carta Sindical ser liberada pelo MTE. Seguindo o trâmite, trabalhamos até o ano de 2009 com  a sigla SINDATE e nesse mesmo ano fomos obrigados a realizar a Re-fundação do SINDICATO ESPECÍFICO em virtude de demandas jurídicas. Dessa feita, foi realizado um novo processo administrativo organizacional no sentido de viabilizar a continuidade do Sindicato Específico. Com esse propósito o corpo jurídico fundamentou a re-fundação e  então foi encaminhado com a sigla SATENPE. Continuamos com o trabalho de representatividade da categoria, ampliamos as parcerias com os municípios e fortalecemos os vínculos com várias institituições municipais e estaduais, com o sistema Cofen/Corens. Assim como, com centrais sindicais, federações e confederações.

A partir do ano de 2010 o Sindicato específico, massificou a sua marca com a sigla SATENPE, tendo bastante êxito nas negociações no âmbito do setor público. Foi no período e 2010 até 2016 que o SATENPE foi alvo de várias demandas judiciais, em virtude do sindicato genérico não aceitar a existência de um sindicato específico. No entanto, o nosso jurídico atendeu a todas as demandas judiciais dando o encaminhamento devido. Nesse íterim, o Ministério do Trabalho e Emprego analisou todas as situações e no mês de Dezembro de 2016, emitiu o Código Sindical em favor do SATENPE. Desa forma, o SATENPE se revestia de legitimidade para assumir as negociações da base da Enfermagem do nível médio  em todas as esferas do poder público. Municipal, estadual e federal. Como também em todo segmento da rede privada no estado de Pernambuco. Neste diapasão, foi negociada a CCT- Covenção Coletiva de Trabalho 2017 e 2018 da rede de saúde privada.

Portanto, nos dias atuais o SATENPE é o verdadeiro e legítimo representante dos trabalhadores Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no estado. SATENPE, Sindicato Específico de Fato e de Direito.