Destaque

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Satenpe mobiliza Auxiliares e Técnicos de Enfermagem na Alepe e Palácio do Governo
O sindicato promoveu uma audiência pública, nesta quarta (13), reforçando os direitos da categoria

O Satenpe realizou uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quarta-feira (14/11). O movimento dos trabalhadores da Enfermagem do nível médio foi um verdadeiro sucesso e contou com a adesão muito boa da categoria. A solenidade contou com a participação da deputada estadual Jô que é líder na Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe. Houve também a participação dos Gestores de Pernambuco com representantes da Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria de Administração e do Coren-PE

Dentro do evento houve a participação de vários profissionais que contribuíram diretamente com suas falas mostrando a difícil realidade enfrentada por eles nos principais Hospitais da rede estadual de saúde. Na ocasião, também foi realizada uma assembleia com os trabalhadores da Rede Estadual. Foram abordadas cinco principais pautas: a isonomia salarial, a reposição de perdas salariais dos últimos 5 anos, a insalubridade, o adicional noturno, o Plano de Cargos e Carreiras e Vencimentos (PCCVD) e as OSs (Organizações Sociais).

A audiência, acolhida pela Comissão de Cidadania Direitos Humanos e Participação Popular, presidida pelas Juntas, é o desdobramento de outro encontro que aconteceu em junho na Alepe, fruto de uma mobilização do Satenpe com o mandato coletivo. “Acolhemos as reinvindicações do sindicato e, desde então, estamos debatendo essas pautas na Casa com os parlamentares para que haja uma maior atenção a essa categoria tão importante no serviço de saúde”, ressaltou Jô Cavalcanti, completando ainda que enviará ofício solicitando uma reunião à Secretaria Estadual de Saúde.

“Temos buscado lutar em prol da valorização e do respeito desses profissionais. Pela falta de mão de obra nos setores, os Auxiliares e Técnicos em Enfermagem são obrigados a fazer atividades que não estão previstas em lei. Junto com o Ministério Público, estamos realizando fiscalizações para coibir possíveis abusos, buscando o melhor para a categoria”, destacou Ivana de Andrade, representando o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE).

Representando a Secretaria Estadual de Saúde, Vanessa Diniz e Andrea Franklin receberam o documento com as pautas. “Participamos dessa audiência pública para ouvi-los. Estaremos encaminhando esses assuntos e tentaremos marcar uma reunião com os secretários de Saúde e de Administração ”, afirmou Vanessa, diretora de Gestão e Trabalho da SES. Quanto a questão dos vencimentos, ressaltou que essa demanda é referente a mesa de negociação, coordenada pela Secretaria de Administração.

O presidente Francis Herbert destacou o comprometimento da entidade em promover o andamento das reivindicações que já tramitam na casa legislativa. Ou seja: a pauta de Isonomia Salarial, Aposentadoria Especial de 25 anos e a revisão dos salários através do plano de Cargos e Carreira. Enfatizou ainda que a entidade tem trabalhado e lutado em busca de fazer com que a categoria seja respeitada e pediu até o final do mês, uma reunião com os secretários de Saúde e de Administração. Caso não houver um acordo, segundo ele, haverá uma paralisação em todo o Estado a partir do dia 9 de dezembro.

“Nos deparamos com condições de trabalho mínimas que temos em nosso cotidiano e falta de reajuste salarial há mais de 10 anos. Esses problemas têm causado o adoecimento dos trabalhadores, sem um amparo. Mesmo assim, superamos todas as dificuldades diariamente”, disse, acrescentando ainda que a categoria não possui isonomia salarial com quatro faixas de remuneração distintas, déficit de profissionais nas unidades e falta de equipamentos e de insumos.

Após a audiência pública, a categoria fez uma passeata até o Palácio Campo das Princesas. O secretário da Casa Civil, Eduardo Figueiredo, recebeu o documento pelo presidente da entidade junto com uma comissão. Ficou agendada uma reunião com o secretário de Saúde, André Longo, para o dia 20 de novembro. Além disso, o sindicato está aguardando a marcação de outro encontro, dessa vez, com a secretária de Administração, Marília Raquel, para dar continuidade com as discussões.

“O Satenpe tem buscado sensibilizar a administração pública para nos receber e discutir essas pautas. Queremos que as nossas reinvindicações sejam vistas. Convocamos todos os Auxiliares e Técnicos em Enfermagem a estarem mobilizados na busca de mais valorização salarial e melhores condições de trabalho”, completou

voltar