Destaque

Assembleia mobiliza Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Caruaru

Equiparação salarial e reimplantação da insalubridade foram alguns assuntos debatidos com a diretoria do Satenpe. Na ocasião, o sindicato visitou dois hospitais estaduais

Os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Caruaru vinculados à IV Gerência Regional de Saúde (Geres) deram mais um passo para ampliar os seus direitos. A categoria, que está há quase 10 anos sem reajuste salarial, reforçou sua mobilização, nesta quinta-feira (08/08), durante assembleia junto com o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), que ocorreu na Câmara dos Vereadores.

A categoria debateu cinco pautas com os representantes da entidade: equiparação salarial, reposição das perdas salariais dos últimos cinco anos, revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) e reimplantação da insalubridade e do adicional noturno. No encontro, também abordou sobre a campanha salarial 2019.

A diretoria do sindicato visitou dois hospitais estaduais, considerados um dos principais da cidade: Jesus Nazareno (Fusam) e Regional do Agreste. O objetivo foi mobilizar a categoria para e reunião e ouvir as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores em cada unidade.

Durante a assembleia, o vereador de Caruaru, Daniel Finizola, ressaltou a atuação do Satenpe como entidade representativa dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. O parlamentar colocou o seu mandato à disposição dos trabalhadores e também para apresentar os temas levantados pelos profissionais e pelo sindicato à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e ao Governo de Pernambuco.

O presidente do Satenpe, Francis Herbert, pontuou alguns desafios e avanços aos participantes. “Em Caruaru, os profissionais enfrentam baixo salário e carga horária excessiva, além da má condição de trabalho. Tudo isso tem levado ao adoecimento da categoria, como a síndrome de burnout e a depressão. Isso reflete não só na oferta do serviço de saúde, mas na assistência da população que fica prejudicada”, afirmou.

Francis completou ainda a importância da unidade da categoria em estar mobilizada junto com o Satenpe para ampliar os seus direitos e da participação desses trabalhadores na assembleia extraordinária que reunirá centenas de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, na Alepe, prevista ainda para este mês, sem data prevista.

A assembleia em Caruaru contou com a participação do vice-presidente do Satenpe, Gilberto Flávio; do assessor, Luciano Lima; dos diretores de Caruaru: Claudemir Bezerra e Josenildo Pereira e do Técnico de Enfermagem e Conselheiro Municipal de Saúde, Carlos Alberto.

voltar